Dia do Gaúcho: As diferenças entre o Churrasco e o Barbecue

O dia 20 de Setembro é um feriado histórico no Rio Grande do Sul. Conhecida nacionalmente como o Dia do Gaúcho, a data marca o início da Revolução Farroupilha (20 de setembro de 1835 – 1 de março de 1845), guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil.

O feriado é marcado por grande movimento de pessoas nos chamados “piquetes”, diversas atrações, como desfiles a cavalo, músicas e vestimentas tradicionalistas e é claro, a comida mais famosa do Rio Grande do Sul: o churrasco.

O churrasco gaúcho tradicional lembra em muito pouco o famoso barbecue americano, inclusive, para muitos habitantes do Rio Grande do Sul chega a ser uma ofensa confundi-los. Para que você não corra esse risco, vamos trazer algumas diferenças entre as duas iguarias.

 

ACOMPANHAMENTOS:

Para começar, vamos falar sobre os acompanhamentos. Enquanto o churrasco gaúcho se vale de diversos acompanhamentos como pão de alho, linguiça, farofa, salada de batata e até arroz, o barbecue possui acompanhamentos mais simples como espigas de milho, batatas assadas e salada de repolho. Bem diferente, não?

 

CORTES E MODOS DE PREPARO:

O churrasco gaúcho é bastante prático, podendo ser feito no espeto ou diretamente na grelha, em churrasqueiras ou no chamado “Fogo de Chão”, utilizando carvão ou lenha. Entre os cortes preferidos do gado estão o Vazio, o Entrecot, a Maminha e a Costela. É bastante comum em assados mais tradicionalistas, encontrar cortes de ovinos como a paleta de ovelha, por exemplo.  

Já nos EUA, o barbecue segue um modo de preparo diferente, sendo mais comum encontrar churrasqueiras à gás ou que dependem de energia elétrica. Os americanos preferem carnes mais duras, vindo dos músculos, como ribs, peito e a chamada sobrepaleta. Outras iguarias presentes no churrasco americano são a linguiça alemã, salsicha e, muitas vezes, hambúrguer feito em casa, assado na grelha do churrasco. Por fim, é muito comum a utilização de molhos nas carnes para realçar o sabor, uma vez que esses cortes possuem pouco suco.

 

E aí, gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais!

Arquivo