Mesmo sendo a maior e mais respeitada agência especial do mundo, a NASA também guarda suas curiosidades por vezes engraçadas
Quando falamos em Nasa, logo pensamos em uma agência com muitos segredos, planos, homens e mulheres de cabeça baixa trabalhando o tempo todo, fazendo cálculos, fabricando satélites e observando o universo. Mas não é só dessa seriedade comprometida que a maior agência especial do mundo é feita.
Todo mundo já ouviu falar ou conhece um pouco sobre a Nasa. Entre tantos feitos, o mais histórico foi enviar o primeiro homem à superfície da Lua: Neil Armstrong, em 1969. Atualmente, o que está em alta são as explorações em Marte, o Planeta Vermelho. Além disso, a Nasa cria novas tecnologias, estuda os cosmos, busca vida inteligente fora da Terra, procura por outros planetas e galáxias habitáveis, etc.
No entanto, você imaginaria que uma agência tão incrível e inteligente como essa seria capaz de se enganar e gravar em cima da fita onde estavam os registros originais do homem pousando na Lua? Pois é, aconteceu de verdade, e é o que vamos ver agora:
10 curiosidades sobre a NASA
-
Ops
Em 2016, a NASA admitiu ter acidentalmente gravado em cima da fita onde estava registrado o vídeo original do pouso na Lua. Felizmente, eles não eram os únicos gravando na época. Cópias foram encontradas na emissora CBS e também no John Space Center, local de treinando de vôo espacial humano utilizado pela NASA.
-
E se formos invadidos?
Para o caso de encontrarmos vida inteligente fora da Terra, a NASA criou o Office of Planetary Protection (em tradução livre, Escritório de Proteção Planetária). Ele serve basicamente para proteger tanto as descobertas quanto o nosso próprio planeta.
-
Brinquedo x Bombardeiro furtivo
Vá no Google e faça duas buscas: 1. Super Soaker; 2. Stealth Bomber. Sim, as famosas arminhas d’água foram inventadas por Lonnie Johnson, ex-cientista da NASA. Ele também ajudou a criar o B-2 Spirit, um moderno bombardeiro furtivo, a partir de 1987.
-
Para a Lua com uma torradeira
Sabe a torradeira que tem na sua casa? Ela possui um computador mais poderoso do que o utilizado na pela NASA para enviar os astronautas à Lua. À época, esse computador continha somente 64kb de memória. Isso é muito menos do que a foto que você posta no Facebook!
-
Presidentes históricos
A Nasa foi criada durante o mandato do presidente Dwight Eisenhower, em 1958, como resposta à União Soviética que havia lançado o primeiro satélite da história no ano anterior. Já durante o seu mandato, John F. Kennedy estipulou que a NASA tinha até o final dos anos 60 para enviar o primeiro homem à Lua, o que veio acontecer em julho de 1969.
-
Para ser um astronauta
Para ser considerado oficialmente um astronauta pela NASA, você precisa viajar pelo menos 50 milhas acima da superfície da Terra, o que dá aproximadamente 80km.
-
Tecnologia boa demais
Em 2008, a NASA desenvolveu uma roupa de natação especial e resistente ao atrito com a água. Deu tão certo e modificou tanto a performance dos nadadores que esse traje na verdade acabou sendo banido de muitas competições.
-
Processo inusitado
A NASA já foi processada por três homens do Yemen por ter “invadido” Marte. A reclamação é que eles teriam herdado o planeta dos seus ancestrais há milhares de anos. Imagina se for verdade!
-
Acesso público
A NASA já registrou mais de 3 milhões de fotos feitas pelo satélite Terra, em órbita desde 1999. Todas essas fotos são de domínio público, você pode ver e se maravilhar à vontade com o nosso universo.
-
O grande objetivo
O grande objetivo atual da NASA é ter humanos morando em Marte por volta de 2030. Está perto, né?
Foram pesquisados diversos sites em inglês para a criação desse texto. Isso não seria possível sem o domínio do idioma, o que prova a importância de um estudo qualificado. Aproveite os cursos do Cultural e fique em dia com o vocabulário. Temos cursos de nível básico a nível avançado!
Fonte: NASA, The New York Times, List25, Kickassfacts
Já conhece o nosso perfil no Instagram? Siga e fique por dentro da cultura americana.