Agora os gaúchos não precisam mais ir a outros Estados fazer o visto. Os agendamentos para entrevistas já estão disponíveis pela internet.
O Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre está oficialmente aberto. Depois de 21 anos, os serviços consulares americanos estão novamente à disposição dos gaúchos. A cerimônia foi marcada pela presença do embaixador americano no Brasil, Peter Michael McKinley, além da participação do governador José Ivo Sartori e do prefeito Nelson Marchezan Júnior. O ato também comemorou o 241º aniversário de Independência dos EUA.
A principal responsável pelo consulado americano em Porto Alegre é a oficial principal Julia Harlan. Em seu pronunciamento, ela se referiu à parceria de quase um século entre americanos e gaúchos lembrando do primeiro consulado dos Estados Unidos no Rio Grande do Sul, localizado no porto de Rio Grande, e citou o primeiro consulado americano em Porto Alegre, datado de 1918. “Pretendo desenvolver e fortalecer, ainda mais, a já forte amizade entre os EUA e o RS. Tenho certeza de que o relacionamento se intensificará ainda mais nos anos que temos pela frente”, disse.
Foto: André Ávila / Agencia RBS
Viajar para os Estados Unidos deve ficar mais barato para os gaúchos a partir de agora, pois não será mais necessário ir a São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife para confeccionar o visto americano. A unidade do Rio Grande do Sul — localizada na Avenida Assis Brasil, no bairro Passo D’Areia — passou a funcionar em 5 de junho para serviços aos cidadãos norte-americanos e em 8 de junho para atendimento a não imigrantes. Os agendamentos para entrevistas já estão disponíveis pela internet.
O processo de devolução dos passaportes será mais ágil para os gaúchos, uma vez que não será enviado de cidades mais distantes — ao fazer a entrevista, o passaporte fica no consulado por alguns dias. O assessor de vistos salienta que a unidade da Capital facilitará para quem precisa obter a permissão com urgência (em casos de compromissos imediatos e inadiáveis nos Estados Unidos), já que não haverá a preocupação com disponibilidade de voos que se encaixem com o horário da entrevista, por exemplo.
O processo de obtenção do visto acontecerá em duas partes, da mesma maneira como funciona nos demais consulados e na embaixada, mediante agendamento do atendimento. Primeiro, o requerente deverá se dirigir até o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv), na Avenida Carlos Gomes, número 1.501. No local, são coletados os documentos e os dados pessoais de cadastro, como foto e impressões digitais — serviços já prestados atualmente para agilizar o procedimento da segunda etapa, hoje realizada em outras cidades.
Após a primeira fase, o solicitante deverá então comparecer ao consulado, na Zona Norte, onde será realizada a entrevista e apresentados documentos que comprovem o vínculo do requerente com o Brasil. A entrevista deve ser marcada para que ocorra pelo menos 24 horas após o solicitante dar entrada ao processo no Casv — tempo necessário para que os dados coletados sejam encaminhados ao consulado. A renovação do visto continuará a ser realizada no Casv, em etapa única.
Foto: André Ávila / Agencia RBS
Onde: Avenida Assis Brasil, 1.899, bairro Passo D’Areia
Abertura: 5 de junho (cidadãos norte-americanos) e 8 de junho (não imigrantes)
Agendamentos para entrevistas: no site ais.usvisa-info.com/pt-br/niv