Conheça as principais vias de entrada para os Estados Unidos

Você precisará de vistos específicos para trabalhar ou estudar. Saiba como adquiri-los.

 

Por ser um país de primeiro mundo, não há dúvida de que os Estados Unidos despertam o interesse de brasileiros que querem uma melhor condição de vida, tanto na qualificação profissional quanto na acadêmica. Mas imigrar não é uma tarefa simples, principalmente pelas regras rígidas. Separamos algumas informações para te ajudar a começar.

Antes de ir atrás de qualquer alternativa para viajar aos Estados Unidos, é importante você ter em mente que deve sempre buscar pelos meios legais. Não aceite ou faça pesquisas de imigração ilegal, pois isso é muito grave. Dito isso, vamos falar de duas das opções mais comuns: visto de trabalho e de estudante.

Visto de trabalho

Apesar da rigidez, é possível trabalhar como funcionário fixo em uma empresa dos Estados Unidos. Para isso, você precisa de visto. Os mais populares são o H-1B e o L-1. O primeiro serve para estrangeiros que acabam de ser contratados por uma empresa, enquanto o segundo é destinado a funcionários que são transferidos do Brasil para os Estados Unidos dentro da mesma empresa.

Diferentemente do visto de turismo e de estudante, para esses vistos de trabalho quem entra com a solicitação é a empresa interessada em contratar o estrangeiro. Nesse ponto é mais “fácil”, uma vez que quem vai enfrentar a burocracia e a papelada são eles e os seus advogados. A grande dificuldade do visto de trabalho está no processo seletivo em si, uma vez que você precisa se destacar entre os concorrentes.

Ambos os vistos têm o tempo inicial de 3 anos, podendo ser prorrogado futuramente. Durante esse tempo, é permitido ao estrangeiro solicitar o famoso Green Card, o visto permanente para morar nos Estados Unidos. A família também tem permissão para viajar junto, sendo possível tanto trabalhar quanto estudar.

Leia também:
– 15 cumprimentos e expressões básicas em inglês
– Ficou mais barato emitir o seu visto
– Entenda a importância de ter o inglês fluente

Visto de estudante

A comunidade universitária nos Estados Unidos conta com muitos estrangeiros. Hoje, as universidades norte-americanas têm cerca de 30% de alunos internacionais. Faz parte da cultura deles abrir as portas para alunos que venham de fora, e isso inclui o brasileiro. É um público muito importante para eles.

A melhor alternativa para compreender como funciona a aprovação em universidades norte-americanas, processo seletivo, provas de proficiência, documentação e vagas, é conhecendo o trabalho feito pelo EducationUSA, parceiro do Cultural em Porto Alegre. Conforme afirma a orientadora do programa Marjory Martins, “nós oferecemos uma orientação completa para o aluno que deseja estudar nos Estados Unidos”.

O EducationUSA recebe representantes de universidades norte-americanas que vêm ao Brasil captar alunos. Eles mostram os benefícios de suas universidades, os cursos mais fortes e as qualidades em geral. Nessas visitas, o EducationUSA coloca o aluno interessado em contato direto com esses representantes. Além disso, auxilia em todo o processo necessário para iniciar os estudos.

Tem alguma dúvida sobre como estudar nos Estados Unidos? Entre em contato conosco, vamos te ajudar em todos os passos!

 

Contato: https://cultural.org.br/#contato
WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5551985952129&text=&source=&data=  

Arquivo