Maiara Viégas assume o objetivo de orientar os alunos no processo de seleção para universidades norte-americanas
No dia 6 de janeiro, o escritório do EducationUSA em Porto Alegre, localizado na sede do Instituto Cultural, passou a ter a orientação de Maiara Viégas. Formada em Letras e com mestrado na área pela UFRGS, a oportunidade surgiu por meio de sua orientadora de TCC, que a alertou sobre a vaga. Seu currículo foi analisado e Maiara passou pelo processo de seleção.
Feliz com o novo desafio, agora Maiara se prepara para a sua última etapa de treinamento, realizado no escritório principal do EducationUSA, no Rio de Janeiro. Conversamos um pouco com ela sobre suas experiências com o idioma e também sobre o importante papel que irá desempenhar.
Experiência profissional
“Sou professora de inglês desde 2008, quando comecei a faculdade. Trabalhei como professora substituta dentro da graduação da Letras. Já trabalhei também com orientação de intercâmbio em uma agência. Hoje, além da orientação no EducationUSA, também dou aulas de inglês”.
Interesse pelo idioma
“Comecei a estudar inglês desde cedo, aos 6 anos, graças à minha mãe. Depois fiz um intercâmbio de Ensino Médio nos Estados Unidos, em Ohio, por durante seis meses. Morei com uma família americana durante esse período. Voltei encantada, então decidi que queria estudar inglês. Durante a faculdade, fiz um trabalho na Disney. O governo tem um tipo de visto de trabalho de férias para estudantes internacionais. Foi uma experiência maravilhosa, pude aprender ainda mais sobre a cultura deles”.
EducationUSA
“Estou assumindo como orientadora educacional. O EducationUSA é um programa para orientar pessoas que querem estudar o ensino superior nos Estados Unidos. Graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. No Brasil, são ao todo 37 escritórios. Por exemplo, se a pessoa é formada e quer fazer um mestrado nos Estados Unidos, como deve proceder? Então, a gente ajuda nesse processo de entender a documentação, os pré-requisitos, o que precisa constar nas cartas de recomendação e de intenção, como e onde procurar as universidades, afinal, são mais de 4 mil. Para isso, temos dois tipos de atendimento: em grupo, com informações gerais, ou individual se o aluno quiser uma orientação personalizada e específica para o seu caso. Essa é a minha função aqui, ajudar o aluno a percorrer todo o caminho até uma universidade. Estudar nos Estados Unidos é uma grande oportunidade, por isso o serviço do EducationUSA é muito importante”.
Curso preparatório
“O Cultural tem cursos preparatórios para admissão em cursos superiores no exterior. Os alunos vão precisar prestar provas de proficiência de língua inglesa, como TOEFL e ACT. Então, esses cursos acabam sendo muito importantes”