Instituto Cultural https://cultural.org.br/ https://cultural.org.br/home/?preview_id=10&preview_nonce=2227953f72&preview=true Wed, 04 Dec 2024 21:05:07 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.1 https://cultural.org.br/wp-content/uploads/2024/06/cropped-logo2-32x32.png Instituto Cultural https://cultural.org.br/ 32 32 Noites do Arco Cultural https://cultural.org.br/noites-do-arco-cultural/ Wed, 04 Dec 2024 21:02:58 +0000 https://cultural.org.br/?p=3191 No dia 27 de novembro recebemos mais de 100 pessoas para o primeiro show do Projeto Noites do Arco Cultural, com Luciano Leães. O evento, que marcou um momento importante para a cena cultural em Porto Alegre contou com a apresentação especial de Bruna Paulin, que conduziu a noite e os shows com energia e […]

The post Noites do Arco Cultural appeared first on Instituto Cultural.

]]>

No dia 27 de novembro recebemos mais de 100 pessoas para o primeiro show do Projeto Noites do Arco Cultural, com Luciano Leães. O evento, que marcou um momento importante para a cena cultural em Porto Alegre contou com a apresentação especial de Bruna Paulin, que conduziu a noite e os shows com energia e carisma.

Os músicos Ronaldo Pereira e Ras Vicente abriram o espetáculo, preparando o público para o clima vibrante que tomaria conta do espaço.

Em seguida o show teve a participação da talentosa cantora Camila Lemos que junto ao genial pianista Luciano Leães encantaram com uma performance memorável. Camila, de apenas 16 anos foi a grande novidade do espetáculo, cantando em altíssimo nível nomes consagrados da cena musical norte-americana como Lauren Hill e Alícia Keys.

Luciano Leães, a cantora Luana Pacheco e banda encerraram o espetáculo com muito Blues e Jazz. Enquanto os shows aconteciam, o artista André Lacerda, pintava tudo ao vivo, criando uma conexão única entre a música e a arte visual.

O evento foi uma realização da Arco Music em parceria com o Instituto Cultural Brasileiro Norte Americano, com o apoio da Baden Torrefação e os demais parceiros: Ochoa Luz e Design, Person Losekann, Monte Astral, Dude Coffee e Pizza do Pão. As fotos foram registradas pelas lentes da fotografa Luana Aldana.

A noite foi um sucesso absoluto, e todos os convidados saíram com uma certeza: Noites do Arco Cultural chegou para ficar! 

The post Noites do Arco Cultural appeared first on Instituto Cultural.

]]>
Halloween Night At Cultural https://cultural.org.br/halloween-night-at-cultural/ Fri, 08 Nov 2024 20:49:26 +0000 https://cultural.org.br/?p=3169 No dia 31 de Outubro realizamos o incrível evento “Halloween Night at Cultural”! O clima estava cheio de alegria e mistério, começando com um welcome coffee temático que deu boas-vindas para mais de 30 convidados do Instituto Cultural. Não teve aquele que se deliciou com as nossas guloseimas. A principal atração foi a “Halloween Pumpkin […]

The post Halloween Night At Cultural appeared first on Instituto Cultural.

]]>
No dia 31 de Outubro realizamos o incrível evento “Halloween Night at Cultural”! O clima estava cheio de alegria e mistério, começando com um welcome coffee temático que deu boas-vindas para mais de 30 convidados do Instituto Cultural. Não teve aquele que se deliciou com as nossas guloseimas.

A principal atração foi a “Halloween Pumpkin Carving”, onde alunos e amigos se divertiram esculpindo abóboras de formas criativas . Ao final, premiamos a melhor abóbora, encerrando a noite com muita animação. Os vencedores foi a família do nosso aluno Vicente e da nossa aluna Bianca. Parabéns!!

Agradecemos a todos que participaram e tornaram essa experiência tão divertida e memorável. Mal podemos esperar pelo próximo Halloween!

The post Halloween Night At Cultural appeared first on Instituto Cultural.

]]>
Tailoring English for Teachers https://cultural.org.br/tailoring-english-for-teachers/ Fri, 27 Sep 2024 20:29:16 +0000 https://cultural.org.br/?p=3146 Nessa semana recebemos um grupo de 10 professores para uma palestra com objetivo de apresentar a nova metodologia de ensino do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano. O evento foi conduzido pelo consultor Carlos Rey e por nossa Coordenadora Pedagógica Nathali Schuster, responsáveis pelo desenvolvimento da metodologia Tailoring do Cultural.   Entre os assuntos abordados destacaram-se a […]

The post Tailoring English for Teachers appeared first on Instituto Cultural.

]]>
Nessa semana recebemos um grupo de 10 professores para uma palestra com objetivo de apresentar a nova metodologia de ensino do Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano. O evento foi conduzido pelo consultor Carlos Rey e por nossa Coordenadora Pedagógica Nathali Schuster, responsáveis pelo desenvolvimento da metodologia Tailoring do Cultural.  

Entre os assuntos abordados destacaram-se a importância de os professores conhecerem profundamente os seus alunos e, principalmente, os objetivos que eles possuem quando procuram aprender inglês. A metodologia ainda aborda a construção conjunta de um material personalizado para cada turma construída e a apresentação de um projeto final.

TURMA ABERTA

O treinamento Tailoring English for Teachers do Instituto Cultural ocorrerá entre os dias 25 e 29 de novembro de 2025. Além da formação na metodologia, os professores também entrarão para o banco de professores do Cultural. Para saber mais entre em contato com a nossa secretaria pelo telefone ou whatsapp (51) 9.8595-2133

Confira algumas fotos do evento:

The post Tailoring English for Teachers appeared first on Instituto Cultural.

]]>
A importância do inglês como ferramenta de conexões globais https://cultural.org.br/cultural-recebe-consul-cynthia-faby/ Wed, 11 Sep 2024 21:36:41 +0000 https://cultural.org.br/?p=3116 No dia 27 de agosto o Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano sediou um evento em seu multiespaço para abordar a importância do idioma inglês como ferramenta de conexões globais. A palestrante Cynthia Faby – cônsul para assuntos de Imprensa, Cultura e Educação ressaltou que saber se comunicar em inglês abre portas para conexão de pessoas dos […]

The post A importância do inglês como ferramenta de conexões globais appeared first on Instituto Cultural.

]]>
No dia 27 de agosto o Instituto Cultural Brasileiro Norte-Americano sediou um evento em seu multiespaço para abordar a importância do idioma inglês como ferramenta de conexões globais. A palestrante Cynthia Faby – cônsul para assuntos de Imprensa, Cultura e Educação ressaltou que saber se comunicar em inglês abre portas para conexão de pessoas dos mais diversos “backgrounds”, seja no âmbito pessoal ou profissional. Confira alguns momentos dessa noite marcante!

ABERTURA DO EVENTO:

A recepção acolhedora com o welcome coffee da Dude Café e as músicas animadas do pianista Wylmar Fernandes Neto deram o tom do início de uma noite memorável. O presidente Paulo Afonso Pereira e toda equipe do Cultural estiveram engajados em construir um ambiente propício para geração de networking entre os convidados. Sendo destaque a presença de representantes das universidades Atitus, Factum, Feevale, além da Secretaria de Educação do Município de Porto Alegre.

A cerimonialista Cláudia Lacerda conduziu o evento que teve o discurso de abertura realizado pelo presidente Paulo Afonso Pereira. Para início, ele destacou o trabalho que vem sendo realizado e a importância do Cultural para a sociedade Portalegrense. “Sinto-me feliz e honrado por estar a frente desta importante instituição do nosso Estado”. As palavras entusiasmadas do presidente foram sucedidas pela relevante participação do conselheiro João Juenemann. Ele contou sobre como o inglês foi fundamental para que ele conquistasse o seu primeiro emprego.

Ao descer do palco, Juenemann deu lugar ao CEO João Rios. Ressaltou a importância da relação com o Consulado e a Embaixada norte-americana para a história do Cultural e também para o futuro das ações do Instituto. “Somos um centro binacional desde a nossa concepção e estar ao lado do Consulado norte-americano é uma chancela de qualidade imprescindível para nossas pretensões”. Ao término das palavras o CEO convidou a cônsul Cynthia Faby para que subisse ao palco para a palestra principal.

PALAVRAS DA CÔNSUL

Sucinta e direta ao ponto, a cônsul Cynthia Faby trouxe dados sobre a importância do domínio da língua inglesa. Sendo essencial para construção de relações no mundo empresarial e no âmbito pessoal. Por fim, ela ainda destacou a atuação do consulado em programas consolidados da Embaixada Norte-Americano como Access Program e o Education USA, que visam ampliar as oportunidades de jovens gaúchos em conhecer mais sobre a cultura norte-americana. Ao término de sua apresentação Cytnhia Faby colocou a disposição os serviços do consulado pelo site: https://br.usembassy.gov/pt/embassy-consulates-pt/consulado-geral-dos-estados-unidos-em-porto-alegre.

Confira algumas fotos que marcaram o evento:

The post A importância do inglês como ferramenta de conexões globais appeared first on Instituto Cultural.

]]>
Costumes de Páscoa nos EUA e as diferenças da data entre os EUA e o Brasil https://cultural.org.br/costumes-de-pascoa-nos-eua-e-as-diferencas-da-data-entre-os-eua-e-o-brasil/ Mon, 10 Apr 2023 18:16:07 +0000 https://www.cultural.org.br/?p=2324 A Páscoa é uma data importante para muitos cristãos, que celebram a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Mas você sabia que existem diferenças significativas entre a forma como a Páscoa é comemorada nos Estados Unidos e no Brasil? Neste post, vamos mostrar algumas das principais tradições e costumes de Páscoa nos dois países. […]

The post Costumes de Páscoa nos EUA e as diferenças da data entre os EUA e o Brasil appeared first on Instituto Cultural.

]]>
A Páscoa é uma data importante para muitos cristãos, que celebram a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Mas você sabia que existem diferenças significativas entre a forma como a Páscoa é comemorada nos Estados Unidos e no Brasil? Neste post, vamos mostrar algumas das principais tradições e costumes de Páscoa nos dois países.

Feriado

No Brasil, a Sexta-Feira Santa é um feriado nacional, em que muitas pessoas aproveitam para viajar ou descansar. Já nos Estados Unidos, a determinação do feriado é estadual, ou seja, em alguns lugares as pessoas trabalham normalmente e em outros não. O domingo de Páscoa também não é um feriado oficial nos EUA, mas muitas lojas fecham ou têm horários reduzidos nesse dia.

Igreja

Tanto no Brasil quanto nos EUA, muitos fiéis participam de missas e celebrações religiosas na Sexta-Feira Santa e no domingo de Páscoa, para lembrar da paixão, morte e ressurreição de Jesus. No entanto, nos EUA é mais comum que as pessoas façam jejum no domingo de Páscoa, como uma forma de renúncia e penitência pelos pecados.

Ovos de chocolate

Uma das maiores diferenças entre a Páscoa no Brasil e nos EUA é o tamanho e a quantidade dos ovos de chocolate. No Brasil, os ovos de Páscoa são grandes e caros, e são usados como presentes para familiares e amigos. Nos supermercados, há corredores inteiros dedicados aos ovos de Páscoa de diferentes marcas e sabores. Nos EUA, os ovos de chocolate são pequenos e baratos, e são usados principalmente para as brincadeiras com as crianças. Não há uma tradição de presentear os adultos com chocolates na Páscoa.

Caça aos ovos

Uma das brincadeiras mais populares na Páscoa americana é a caça aos ovos (Easter egg hunt). Nessa brincadeira, os pais escondem os ovos de chocolate pela casa ou pelo jardim, e as crianças saem à procura deles. Quem encontrar mais ovos é o vencedor. Os ovos podem ser de chocolate, de plástico ou até mesmo ovos de galinha pintados pelas crianças. A Casa Branca, residência oficial do presidente americano, organiza um evento anual de caça aos ovos nos seus jardins.

Desfiles

Outra tradição americana que não existe no Brasil é a dos desfiles de Páscoa (Easter parades). Em algumas cidades, as pessoas se vestem com roupas coloridas e fantasias de coelho e desfilam pelas ruas para celebrar a data e a chegada da primavera. Um dos desfiles mais famosos é o de Nova York, que acontece na Quinta Avenida.

Decoração

Assim como no Natal e no Halloween, os americanos gostam de decorar suas casas e lojas com temas relacionados a essa época do ano. Os principais símbolos são os ovos pintados e o coelhinho da Páscoa (Easter bunny). No Brasil, a decoração é mais simples e discreta, geralmente limitada aos ovos de chocolate.

Como você pode ver, há muitas diferenças entre a Páscoa no Brasil e nos EUA, mas também há semelhanças. O importante é celebrar a data com fé, amor e respeito pelas diferentes culturas e tradições.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no FacebookInstagram e no nosso blog!

The post Costumes de Páscoa nos EUA e as diferenças da data entre os EUA e o Brasil appeared first on Instituto Cultural.

]]>
Adaptando o humano à tecnologia https://cultural.org.br/adaptando-o-humano-a-tecnologia/ Tue, 21 Mar 2023 19:14:16 +0000 https://www.cultural.org.br/?p=2303 As Humanidades e os Desafios Tecnológicos da Educação 4.0. Chat GPT, aulas em EAD, plataformas online, softwares bilíngue… A educação está diante de diversas evoluções tecnológicas. Mais do que ferramentas de facilitação, essas novas tecnologias impactam diretamente no funcionamento dentro de uma sala de aula. Como o ser humano está se adaptando a essa nova […]

The post Adaptando o humano à tecnologia appeared first on Instituto Cultural.

]]>
As Humanidades e os Desafios Tecnológicos da Educação 4.0.

Chat GPT, aulas em EAD, plataformas online, softwares bilíngue… A educação está diante de diversas evoluções tecnológicas. Mais do que ferramentas de facilitação, essas novas tecnologias impactam diretamente no funcionamento dentro de uma sala de aula.

Como o ser humano está se adaptando a essa nova realidade?

Para ajudar a compreender melhor toda essa transformação e a importância de nos adaptarmos a esse avanço tecnológico, convidamos a filósofa Cassandra Peretti Tomé para trazer a sua visão desse movimento.

Cassandra é Designer de moda e molduras, atuando como diretora de vendas no comércio internacional. Atualmente empresária do ramo de eficiência energética representando a empresa inglesa BEST ENERGY.
Atuando em projetos de eficiência energética monitorados e na educação de pessoas no processo de transformação sustentável. Sócia fundadora da startup brasileira de software de gestão inteligente de energia: WattsOn

Data: 31.03.2023 (sexta-feira)

Horário: 14 horas

Local: HUB Cultural – Rua Riachuelo 1257 – 6º andar

Conteúdo: Abordagem sobre o novo cenário da educação com a tecnologia. ChatGPT, aulas EAD, plataformas de aulas online e os desafios da educação bilíngue serão alguns dos temas tratados nesse encontro.

O evento ocorre de maneira híbrida, podendo ser presencial ou assistido de forma online.

Currículo da palestrante

Filósofa.
Designer de moda e molduras, atuando como diretora de vendas no comércio internacional. Atualmente empresária do ramo de eficiência energética representando a empresa inglesa BEST ENERGY.
Atuando em projetos de eficiência energética monitorados e na educação de pessoas no processo de transformação sustentável. Sócia fundadora da startup brasileira de software de gestão inteligente de energia: WattsOn

LINK DO EVENTO: https://www.sympla.com.br/evento/workshop-adaptando-o-humano-a-tecnologia

Mais informações pelo WhatsApp: (51) 98595-2129

Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no FacebookInstagram e no nosso blog!

The post Adaptando o humano à tecnologia appeared first on Instituto Cultural.

]]>
Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (IDWGIS) https://cultural.org.br/dia-internacional-das-mulheres-e-meninas-na-ciencia/ Fri, 10 Feb 2023 22:27:44 +0000 https://www.cultural.org.br/?p=2286 Você pode conferir o conteúdo "Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (IDWGIS)" do Instituto Cultural Brasileiro Norte Americano na íntegra clicando neste link!

The post Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (IDWGIS) appeared first on Instituto Cultural.

]]>
O Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (IDWGIS) é celebrado todo ano no dia 11 de fevereiro. A data é uma iniciativa lançada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2015, visando fortalecer o compromisso global com a igualdade de direitos entre homens e mulheres, principalmente do ponto de vista da educação.

Em 14 de março de 2011, a Comissão sobre o Estatuto da Mulher adotou um relatório em sua 55ª quinta sessão, com conclusões acordadas sobre o acesso e participação de mulheres e meninas na educação, treinamento e ciência e tecnologia, e para a promoção da igualdade de acesso das mulheres ao pleno emprego e ao trabalho decente.

 Em 20 de dezembro de 2013, a Assembleia Geral adotou uma resolução sobre ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento, na qual reconheceu que o acesso pleno e igualitário e a participação em ciência, tecnologia e inovação para mulheres e meninas de todas as idades é imperativo para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas.

Este ano, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência se concentra no papel das Mulheres e Meninas e da Ciência em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ( ODS ) em revisão no próximo Fórum Político de Alto Nível (HLPF), ou seja, ODS 6 (água limpa e saneamento), ODS 7 (energia limpa e acessível), ODS 9 (indústria, inovação e infraestrutura), ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis) e ODS 17 (meios de implementação), enquanto acompanha discussões sobre água realizadas durante o 7º IDWGIS “A água nos une”, a 2ª Conferência Internacional de Alto Nível sobre a Década Internacional de Ação sobre a Água para o Desenvolvimento Sustentável 2018-2028 , realizada em Dushanbe, e a 2ª Conferência dos Oceanos da ONU e seu Simpósio de Alto Nível sobre a Água realizada em Lisboa, como contribuição para a Conferência da Água da ONU de 2023 , e outros Fóruns da ONU.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no FacebookInstagram e no nosso blog!

The post Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (IDWGIS) appeared first on Instituto Cultural.

]]>
Uma História de Intercâmbio Cultural https://cultural.org.br/uma-historia-de-intercambio-cultural/ Wed, 01 Feb 2023 21:14:27 +0000 https://www.cultural.org.br/?p=2282 Os Estados Unidos tem celebrado uma longa história de intercâmbio cultural com os estados do sul do Brasil. O Centro Binacional de Porto Alegre, que abriu suas portas em 1938 e é um dos centros mais antigos do Brasil, continua sendo um parceiro importante para a promoção cultural e intercâmbios na área de educação. O […]

The post Uma História de Intercâmbio Cultural appeared first on Instituto Cultural.

]]>
Os Estados Unidos tem celebrado uma longa história de intercâmbio cultural com os estados do sul do Brasil.

O Centro Binacional de Porto Alegre, que abriu suas portas em 1938 e é um dos centros mais antigos do Brasil, continua sendo um parceiro importante para a promoção cultural e intercâmbios na área de educação.

O centro da capital gaúcha passou a servir como modelo para muitos outros centros construídos em todo o Brasil. Na década de 80 e no início da de 90, Porto Alegre recepcionou inúmeros pensadores e escritores americanos influentes, promovendo os valores compartilhados pelas duas nações.

Ao mesmo tempo, centenas de gaúchos ilustres visitaram os Estados Unidos, participando de programas de intercâmbio financiados pelo Departamento de Estado americano. Entre eles, a primeira mulher a ser ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie Northfleet, o renomado escritor Érico Veríssimo e Eva Sopher, responsável pela revitalização do Theatro São Pedro.

O Consulado Geral em Porto Alegre está aqui para dar continuidade a essa notável história.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no FacebookInstagram e no nosso blog!

The post Uma História de Intercâmbio Cultural appeared first on Instituto Cultural.

]]>
Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos https://cultural.org.br/aniversario-declaracao-direitos-humanos/ Sat, 10 Dec 2022 16:14:51 +0000 https://www.cultural.org.br/?p=2271 Redigida por representantes com diferentes formações jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris em 10 de dezembro de 1948, como um padrão comum a ser alcançado por todos os povos e todas as nações. O documento estabelece, pela primeira vez, os […]

The post Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos appeared first on Instituto Cultural.

]]>
Redigida por representantes com diferentes formações jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo, a Declaração foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris em 10 de dezembro de 1948, como um padrão comum a ser alcançado por todos os povos e todas as nações.

O documento estabelece, pela primeira vez, os direitos humanos fundamentais a serem universalmente protegidos e foi traduzido para mais de 500 idiomas. A DUDH é amplamente reconhecida como tendo inspirado e preparado o caminho para a adoção de mais de setenta tratados de direitos humanos, aplicados hoje de forma permanente em nível global e regional.

Responsável por assegurar os direitos básicos a todos os cidadãos do mundo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos está completando 74 anos e é muito importante que você conheça cada um dos direitos assegurados pelo documento:

Artigo 1

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir uns para com os outros com espírito de fraternidade.

Artigo 2

Todos têm direito a todos os direitos e liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer tipo, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição. Além disso, nenhuma distinção deve ser feita com base no status político, jurídico ou internacional do país ou território a que pertence uma pessoa, independente, sob tutela, sem governo autônomo ou sob qualquer outra limitação de soberania.

Artigo 3

Todos têm direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo 4

Ninguém deve ser mantido em escravidão ou servidão; a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.

Artigo 5

Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

Artigo 6

Toda pessoa tem direito ao reconhecimento em todos os lugares como pessoa perante a lei.

Artigo 7

Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer discriminação, a igual proteção da lei. Todos têm direito a proteção igual contra qualquer discriminação que viole esta Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Artigo 8

Toda pessoa tem direito a receber dos tribunais nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.

Artigo 9

Ninguém será submetido a prisão, detenção ou exílio arbitrário.

Artigo 10

Todos têm direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por um tribunal independente e imparcial, na determinação de seus direitos e obrigações e de qualquer acusação criminal contra eles.

Artigo 11

  1. Toda a pessoa acusada de uma infracção penal tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido legalmente provada em processo público em que lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.
  2. Ninguém será considerado culpado de qualquer infração penal por causa de qualquer ato ou omissão que não constitua infração penal, de acordo com o direito nacional ou internacional, no momento em que foi cometido. Tampouco será imposta pena mais pesada do que a aplicável no momento em que a infração penal foi cometida.

Artigo 12

Ninguém sofrerá intromissões arbitrárias na sua vida privada, na sua família, no seu domicílio ou na sua correspondência, nem ataques à sua honra e reputação. Todos têm direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

Artigo 13

  1. Todos têm direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
  2. Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o seu, e de retornar ao seu país.

Artigo 14

  1. Todos têm o direito de buscar e gozar de asilo em outros países para fugir da perseguição.
  2. Este direito não pode ser invocado no caso de processos genuinamente decorrentes de crimes de natureza não política ou de atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

Artigo 15

  1. Todos têm direito a uma nacionalidade.
  2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade nem negado o direito de mudar de nacionalidade.

Artigo 16

  1. Homens e mulheres maiores de idade, sem qualquer limitação de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de casar e constituir família. Eles têm direitos iguais quanto ao casamento, durante o casamento e na sua dissolução.
  2. O casamento só deve ser celebrado com o livre e pleno consentimento dos futuros cônjuges.
  3. A família é o núcleo natural e fundamental da sociedade e tem direito à proteção da sociedade e do Estado.

Artigo 17

  1. Todos têm o direito de possuir propriedade sozinho, bem como em associação com outros.
  2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade.

Artigo 18

Todos têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença, e a liberdade, sozinho ou em comunidade com outros e em público ou privado, de manifestar sua religião ou crença no ensino, prática, adoração e observância.

Artigo 19

Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

Artigo 20

  1. Toda pessoa tem direito à liberdade de reunião e associação pacíficas.
  2. Ninguém pode ser obrigado a pertencer a uma associação.

Artigo 21

  1. Todos têm o direito de participar do governo de seu país, diretamente ou por meio de representantes livremente escolhidos.
  2. Todos têm igual direito de acesso ao serviço público de seu país.
  3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e genuínas, que serão por sufrágio universal e igualitário e serão realizadas por voto secreto ou por procedimentos equivalentes de votação livre.

Artigo 22

Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social e à realização, pelo esforço nacional e pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis ??à a sua dignidade e o livre desenvolvimento da sua personalidade.

Artigo 23

  1. Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis ??de trabalho e à proteção contra o desemprego.
  2. Todos, sem qualquer discriminação, têm direito a salário igual para trabalho igual.
  3. Todo aquele que trabalha tem direito a uma remuneração justa e favorável que assegure a si e à sua família uma existência digna da dignidade humana, complementada, se necessário, por outros meios de proteção social.
  4. Todos têm o direito de constituir e filiar-se em sindicatos para a proteção de seus interesses.

Artigo 24

Todos têm direito ao repouso e ao lazer, inclusive à limitação razoável do horário de trabalho e às férias periódicas remuneradas.

Artigo 25

  1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem-estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença , invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência em circunstâncias fora de seu controle.
  2. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças, nascidas dentro ou fora do casamento, gozarão da mesma proteção social.

Artigo 26

  1. Todos tem o direito à educação. A educação será gratuita, pelo menos nos graus elementar e fundamental. O ensino fundamental será obrigatório. A educação técnica e profissional deve ser amplamente disponibilizada e a educação superior deve ser igualmente acessível a todos com base no mérito.
  2. A educação deve ser orientada para o pleno desenvolvimento da personalidade humana e para o fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais. Deverá promover a compreensão, tolerância e amizade entre todas as nações, grupos raciais ou religiosos, e promover as atividades das Nações Unidas para a manutenção da paz.
  3. Os pais têm prioridade de direito na escolha do tipo de educação que será ministrada a seus filhos.

Artigo 27

  1. Todos têm o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do progresso científico e de seus benefícios.
  2. Todos têm direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica, literária ou artística de que sejam autores.

Artigo 28

Todos têm direito a uma ordem social e internacional na qual os direitos e liberdades estabelecidos nesta Declaração possam ser plenamente realizados.

Artigo 29

  1. Todos têm deveres para com a comunidade, única na qual é possível o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade.
  2. No exercício de seus direitos e liberdades, toda pessoa estará sujeita apenas às limitações determinadas por lei, unicamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de atender às justas exigências da moral, da ordem pública e o bem-estar geral em uma sociedade democrática.
  3. Esses direitos e liberdades não podem, em caso algum, ser exercidos contrariamente aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

Artigo 30

Nada nesta Declaração pode ser interpretado como implicando para qualquer Estado, grupo ou pessoa qualquer direito de se envolver em qualquer atividade ou praticar qualquer ato que vise a destruição de qualquer um dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.

Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no FacebookInstagram e no nosso blog!

The post Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos appeared first on Instituto Cultural.

]]>
O primeiro ano do nosso Taverna Cultural https://cultural.org.br/primeiro-ano-taverna-cultural/ Thu, 01 Dec 2022 22:23:21 +0000 https://www.cultural.org.br/?p=2262 Nos meses de agosto, setembro e outubro, o nosso Instituto Cultural Brasileiro Norte Americano, em parceria com a Livraria Taverna, promoveu os primeiros encontros do seu clube de leitura. A combinação dos nomes da livraria e do instituto resultou no Clube de Leitura Taverna Cultural. Sob a direção da nossa ilustríssima conselheira Elaine Indruziak, os […]

The post O primeiro ano do nosso Taverna Cultural appeared first on Instituto Cultural.

]]>
Nos meses de agosto, setembro e outubro, o nosso Instituto Cultural Brasileiro Norte Americano, em parceria com a Livraria Taverna, promoveu os primeiros encontros do seu clube de leitura. A combinação dos nomes da livraria e do instituto resultou no Clube de Leitura Taverna Cultural. Sob a direção da nossa ilustríssima conselheira Elaine Indruziak, os encontros tiveram sempre um mediador com profundo conhecimento da obra e do autor. 

No dia 12 de agosto, Claudio Zanini conduziu o debate sobre o livro: “O Clube da Luta”. O professor do Departamento de Línguas Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRGS trouxe para conversa a forma violenta como o autor Chuck Palahniuk aborda o cotidiano de um americano repleto de problemas psicológicos. O público formado por estudantes de pós-graduação também fez referência ao filme estrelado por Brad Pitt, em especial as semelhanças e diferenças com a obra literária. 

No dia 09 de setembro, o músico e professor Rust Costa Machado abordou as ilustrações de “Maus”. O best-seller do escritor Art Spiegelman é uma visão metafórica baseada na experiência de seu pai Vladek Spiegelman durante a Segunda Guerra Mundial. A interpretação proposta a partir de espécies de animais (sendo os ratos, os judeus e os gatos, os alemães) foi o tema principal do debate. Entretanto, a própria relação entre pai e filho (Vladek e Art) também sugeriu discussão entre os participantes do nosso clube de leitura. 

Para finalizar com chave de ouro o primeiro ano de atividades, em evento que fez parte da Feira do Livro, a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie foi o centro do debate conduzido por Aline Aver Vanin, doutora em Linguística e a ativista do combate ao racismo Julia Lourenço. O livro Americanah retrata a introdução de uma negra de outra nacionalidade na sociedade norte-americana. As mediadoras trouxeram passagens da obra literária que relatam as dificuldades cotidianas e até mesmo as contradições da personagem em seu período de adaptação.

Ao longo dos três eventos, tivemos mais de 30 participantes. Gostaríamos de agradecer a parceria com a Livraria Taverna e em especial aos nossos talentosos mediadores que conduziram debates do mais alto nível sobre obras importantes da literatura norte-americana. Para 2023 vamos manter o nosso clube de leitura em pauta, com o início das atividades previsto para março.

Para saber mais, entre em contato conosco pelo WhatsApp (+55 51 98595-2129) e peça para fazer parte do clube! 

Gostou do conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar no FacebookInstagram e no nosso blog!

The post O primeiro ano do nosso Taverna Cultural appeared first on Instituto Cultural.

]]>